Dica de séries: Grace e Frankie e Demolidor

Procurando séries para assistir? O SQS tem duas dicas, Grace e Frankie e Demolidor. A segunda temporada delas será lançada em breve!

No decorrer dos últimos anos presenciamos mudanças drásticas na forma de interagir com conteúdos audiovisuais. Com o avanço da tecnologia e sua maior acessibilidade, não é mais necessário sair de casa para vermos algo que nos interessa. É possível encontrar conteúdos online com ótima qualidade e sem despender muita grana. Se antes tínhamos que acompanhar séries pela Tv, dubladas e com resolução baixa, hoje temos acesso a um conteúdo diferenciado e ficou fácil se perder entre as opções. Pensando nisso, selecionei duas séries, com estilos completamente diferentes, que acompanhei o ano passado e que me marcaram. A segunda temporada de ambas está para ser lançada em breve, mas ainda dá tempo de assistir a primeira temporada!

Grace e Frankie (Grace and Frankie)

Data de estreia da segunda temporada: 6 de maio.

Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) são mulheres com personalidades completamente distintas. Enquanto a primeira é elegante e durona, a segunda é riponga e emotiva. E a série começa com as duas sentadas num restaurante a espera dos respectivos maridos, que são amigos de longa data e querem conversar com elas. Já nesta cena percebemos que uma não gosta da outra. Eis que os maridos chegam e, após o jantar, soltam a bomba. Eles são gays, estão juntos há 20 anos, querem o divórcio e irão se casar.

Em uma era em que a população, graças aos avanços da medicina, está vivendo cada vez mais, não vejo as indústrias da moda e de cosméticos preparadas para o público longevo. E por essa razão esta série se destaca para mim, pois é com humor e maturidade que ela fala de amor, família e solidão, e aborda dois temas com pouca visibilidade atualmente, relacionamento e sexo na terceira idade. E, apesar de sabermos que não é fácil envelhecer, os personagens nos fazem rir com eles, de suas dificuldades, medos, dos seus (des)encontros, e nos relembram que nossos maiores companheiros de viagem, mais que amores, mais que filhos, mais que familiares, são os amigos que fazemos no caminho.

A atriz Lily Tomlin foi indicada ao Globo de Ouro por sua atuação na série, e a terceira temporada, antes mesmo da segunda estrear, também já está confirmada!

Demolidor (Daredevil)

Data de estreia da segunda temporada: 18 de março.

Se o nome desta série te faz pensar naquele filme de 2003 estrelado pelo Ben Affleck, então agora você terá outra referência — na minha opinião, muito melhor! — pois Demolidor utiliza um ritmo lento para criar uma série sombria e de tirar o fôlego.

Advogado durante o dia e justiceiro à noite, Matt Murdock (Charlie Cox) é um homem que perdeu sua visão quando garoto, o que fez com que seus outros sentidos ficassem super evoluídos. Algumas diferenças imediatas entre a série e o filme é que aqui tudo é mais sombrio e com maior qualidade técnica, o que, além de ser condizente com a história, nos proporciona uma maior interação com a realidade do personagem. Mesmo em cenas escuras ou em lutas, podemos acompanhar bem os movimentos, olhares, a respiração, pois tanto a qualidade do áudio quanto da imagem no faz imergir no universo do justiceiro, onde pessoas ganham rostos via sons e calor.

Outro ponto interessante desta parceria entre a Marvel e a Netflix é que tanto herói quanto vilão são construídos gradualmente, e nascem juntos, o que os tornam palpáveis, humanos. E a maneira cuidadosa com que o roteiro foi construído nos permite entender as razões e os meios que os levaram a serem que são.

Se gostaram, comentem, compartilhem! E para quem já viu a primeira temporada de Demolidor, já saiu o trailer da segunda!

Crédito de fotos

1. Imagem destacada: der_dennis via Visual hunt / CC BY-NC-SA.

2. Imagem do cabeçalho de Mark Asthoff.

Pedro Daldegan

Pedro Daldegan

Mestre em matemática pela UFMG. Atualmente é aluno de doutorado na mesma instituição, com ênfase em álgebra. Quando não está no cinema ou matematicando, é leitor, cozinheiro e poeta. Há boatos de que também desenha, mas só temos conhecimento dos seus deformados bonecos de palitinho.

%d blogueiros gostam disto: