Qual a cor do seu nome?

Algumas pessoas têm a capacidade de fazer associações pouco usuais entre os sentidos. Você sabia que algumas delas associam cheiros a palavras, cores a letras, músicas a sabores? Para elas, seu nome pode ser verde ou você pode ter gosto de chocolate! Esta capacidade está associada a uma condição neurológica chamada de sinestesia. Basicamente, é uma confusão no cérebro que provoca a percepção de vários sentidos de uma só vez.

Você já parou para pensar qual a cor do seu nome? Ou já sabia que o seu nome era amarelo e pensava que todo mundo tinha uma cor para o próprio nome? Não é tão comum assim, apenas uma a cada duas mil pessoas é sinestésica! Muitos famosos, principalmente do ramo das artes, tinham esta capacidade. Eddie Van Halen, guitarrista holandês, foi muito ajudado pela sua habilidade de ver notas coloridas. Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de Física, via as equações que escrevia no quadro em letras coloridas. Kandinsky, pintor russo, fazia associações entre a visão e a audição. Para ele, um azul claro era como uma flauta, um pouco mais escuro, um cello, e quando mais escuro ainda, tornava-se um contrabaixo. Com tanta mistura entre os sentidos, não é difícil imaginar os resultados criativos!

 

Ainda são recentes os estudos sobre esta condição e pouco se sabe sobre suas causas.  Segundo a psicóloga britânica Julia Simner, da Universidade de Edimburgo, a sinestesia está relacionada a pelo menos três cromossomos. Foram inventados alguns testes para identificar um sinestésico, mas tudo ainda é muito novo.

E para você, qual a cor do seu nome?

Veja mais:

Informações complementares

1. Crédito de imagem destacada: Valentina (GaiaPhotography) via Visual Hunt / CC BY-SA.

2. Crédito de imagem do cabeçalho: binaryCoco via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA.

Marina Muniz

Marina Muniz

Formada em Matemática, mestre em Estatística e professora no ensino superior, trabalha o ano todo para juntar dinheiro para as suas viagens! Gosta de fazer intercâmbios, aprender outras línguas, experimentar comidas diferentes e conhecer pessoas de outros cantos do mundo. Também gosta de cachoeiras, trekkings, cinema, livros e música brasileira.

%d blogueiros gostam disto: