David Bowie virou Stardust

7 músicas de David Bowie pra te ajudar a chorar a dor de perder um grande ídolo ou a conhecê-lo melhor.

Mais conhecido como “camaleão do rock”, David Bowie nos deixou no dia 10 de janeiro de 2016, logo após completar 69 anos no dia 8 de janeiro. O cantor lutava contra o câncer há 1 ano e meio e sua despedida foi marcada pelo lançamento do seu 25º álbum, Blackstar.

Nascido em Londres, Bowie constituiu sua carreira como músico, ator e produtor musical. Lançou o álbum de estreia em 1967, nomeado David Bowie, como se se apresentasse ao mundo. Mal sabiam que o ícone nascia ali aos 20 anos de idade. Mas só dois anos depois que o cantor prende a atenção de todos, quando lança Space Oddity, a música que conta a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço, uma referência a um David Bowie perdido em sua própria juventude:

(Space Oddity)

Na década de 70, Bowie coloca em pauta um tema de difícil discussão: a dualidade do ser humano. Ele marca essa não unilateralidade com seu alter ego Ziggy Stardust, com a sua bissexualidade, e até mesmo com sua heterocromia (olhos com cores diferentes) anisocoria (diâmetro das pupilas desigual) [1]. A partir daí, o músico se torna também um ícone da moda, com suas roupas diferentes e o cabelo colorido de laranja. O vídeo da música Life on Mars mostra esse outro lado Bowie de se apresentar:

(Life On Mars?)

E após 25 álbuns de estúdio e inúmeros videoclipes, o cantor se despede com Lazarus, uma música que faz referência a Lázaro, personagem bíblico que morre e é ressucitado por Jesus. Um clipe genial em que Bowie tenta se soltar das amarras de uma cama de hospital, representando a si próprio, escravo de uma doença agressiva e, apesar da batalha, não tem como se livrar dela:

(Lazarus)

Pra ajudar com a dor de ter perdido um grande ídolo, deixo uma listinha com algumas músicas que me marcaram:

(Rebel Rebel)

(Boys Keep Swinging)

(China Girl)

The Stars (Are Out Tonight)

VAI ZIGGY, VIRA STARDUST NOS PARAÍSOS MAIS ESTRANHOS! <3

Referências

[1] http://www.dailymail.co.uk/health/article-3394180/The-remarkable-story-David-Bowie-s-iconic-feature.html

Luciana Bastos

Luciana Bastos

Psicóloga, especialista em Clínica Psicanalítica, e interwebz. Seu maior talento é saber todas as piadinhas e memes da internet. Tem fascínio pela leitura, cinema, artes, cultura e música. Principalmente música. Quando não está descobrindo nada de novo, atua como psicóloga e estuda uns Freud.

%d blogueiros gostam disto: