E o SQS foi para Goiânia!

Mesa redonda: Ser estudante universitário no século XXI

O SQS foi convidado pela Universidade Federal de Goiás, UFG, para participar da mesa redonda “Ser estudante universitário no século XXI”. Três dos integrantes do SQS, Flávia Neves, Pedro Daldegan e Rodrigo Ribeiro, partiram de Belo Horizonte para Goiânia. O quarto membro, Joaci Furtado, esperava no aeroporto. Uma noite chuvosa nos aguardava, mas foi inteiramente recompensada pela maneira agradável e calorosa com que fomos recebidos pelo Prof. Samuel, professor de História da Arte e da Imagem na Faculdade de Artes Visuais em Goiânia (FAV).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este foi o primeiro contato “cara a cara” com os leitores do blog, e estávamos muito ansiosos. Tratamos rapidamente de diminuir as expectativas, pois era final de semestre e a universidade provavelmente estaria vazia, o que de fato ocorreu. Em nada isto diminuiu o carinho com que fomos recebidos pelos presentes, que fizeram cards com frases que dissemos (veja nas fotos) e nos entregaram ao final (muito amor!). Falamos um pouco sobre:

A criação do blog: Rodrigo possui um blog (Amontoado de ideias) e uma de suas publicações sobre educação (Como é dar aula no ensino superior e a corrupção na universidade), teve uma grande repercussão (saiu até matéria do G1 – aqui). Tal publicação apareceu no feed de notícias do Joaci, e com isso eles iniciaram uma massiva troca de emails. Muitas ideias foram surgindo, e Rodrigo sugeriu então que tal material não ficasse restrito a eles. Daí surgiu a ideia de fazer um blog. Rodrigo convidou então amigos de várias áreas e interesses distintos, que possuem em comum uma preocupação social e já estavam habituados a escrever, e chegamos assim ao projeto como vocês o conhecem hoje.

Objetivo do blog e público alvo: levar conteúdo relevante, de maneira simples, curta e direta, sobre educação, inovação, literatura, cinema, viagem e arte em geral, para um público mais jovem, acostumado a buscar informação no celular, no tablet e no computador. Mais que informar, queremos provocar a reflexão acerca dos assuntos tratados.

O estudante hoje: percebe-se um claro afastamento dos estudantes da universidade. Muitos tratam-na como espaço para “absorver” zilhões de conteúdos estéreis e fórmulas fáceis. Numa geração acostumada a ter acesso, ilimitado e rápido, promovido pela internet, o ato de pensar, desenvolver senso crítico, aprimorar conectivos lógicos, ou mesmo ter conversas de corredor, está se perdendo. O que vemos então são, em sua maioria, pessoas que entram no meio universitário sem saberem muito bem o que fazem ali, desmotivadas, alimentando um sistema de ensino antigo e já claramente falho. A máxima “Devemos seguir carreira em algo que dá dinheiro” prevalece. Universidade virou uma empresa, em que alunos e professores se revezam no papel de patrão, cujo pagamento são pontos e o produto final são pessoas desmotivadas, quando não alienadas. Não é de se admirar a onda de intolerância, sob diversos aspectos, que ronda por aí. Pensar é difícil, estudar não foi feito para ser divertido, universidade não possui como objetivo atender a demanda das empresas. Mas isso só significa uma coisa: precisamos e devemos mudar este cenário, e o SQS está aqui para isso.

Um retorno que tivemos: dois dos textos do blog (A primavera não chegou ao bloco cirúrgico e Algumas verdades sobre a universidade que não te contaram) receberam comentários que já nos dão um lugar no céu, segundo as palavras do Joaci. Uma garota, filha de médicos, disse que sua família já havia traçado um caminho para ela: também ser médica, com especialidade em pediatria. Mas imaginem, a vontade dela é ser professora de história! Após ler os dois textos, ela decidiu que vai seguir o próprio sonho, e não se tornará uma “fazedora de dinheiro”.

Aproveitamos para agradecer a todos que nos receberam, e que este encontro seja o primeiro dos muitos que virão. Obrigado pelas conversas, pela hospitalidade, carinho, companhia para beber e dançar e, é claro, pela amizade.

Curtam a página do Facebook, convidem seus amigos para curtir, compartilhem, comentem!

Grande abraço, equipe do SQS.

%d blogueiros gostam disto: